No momento em que se torna a primeira mulher a conquistar uma estrela Michelin em 30 anos
A Chef Marlene Vieira conquistou ontem, dia 25 de fevereiro, a sua primeira estrela Michelin para o restaurante Marlene, durante a gala do Guia Michelin Portugal 2025, tornando-se assim na primeira mulher a receber esta distinção em 30 anos.
Para comemorar este galardão, o canal Casa e Cozinha vai dedicar o mês de março à reconhecida chef, com a exibição das duas temporadas do seu programa “Cozinha de Chef”, para ver todos os dias, a partir de 1 de março.
Em “Cozinha de Chef” a Chef Marlene Vieira abre as portas da sua cozinha para revelar os pratos mais distintos, as receitas mais bem guardadas e os truques dos grandes chefs, mostrando-nos que é possível ambicionar um menu de excelência com ingredientes comuns à cozinha de todos os portugueses.
Ao longo dos episódios, produzidos pela Endemol e gravados no restaurante “Marlene”, ficaremos a conhecer não só as receitas que marcaram a carreira da chef, desde a sua infância até ao presente, como os truques dos grandes chefs da gastronomia, misturados com um toque de criatividade e ousadia.
O fio condutor do programa é o percurso da Chef Marlene Vieira pelas melhores cozinhas do mundo. Através das suas histórias e experiências, os espectadores vão ter oportunidade de mergulhar no melhor da gastronomia portuguesa. “Neste programa desvendamos a forma como os chefs profissionais, neste caso eu, dou a conhecer e como transmito a minha forma de criar, ou como fui criando os meus pratos e as minhas receitas ao longo destes quase 30 anos de carreira e experiência”, refere Marlene Vieira.
Em “Cozinha de Chef”, Marlene apresenta-nos receitas para todos os gostos, revelando de que forma a arte do fine dining pode estar ao alcance de todos os amantes de cozinha. A palavra de ordem é simplificar e provar que as técnicas da Alta Cozinha podem ser acessíveis a todos.
Na segunda temporada, composta por 22 episódios, Marlene Vieira dedica cada programa a uma região do país, que serve de inspiração para duas receitas únicas, acompanhadas de dicas e truques deliciosos.
Para Marlene Vieira, “Esta temporada levou-me a viajar por Portugal e sinto um imenso orgulho de poder ter tido oportunidade de mostrar a minha versão de alguns dos melhores pratos do nosso país. Estou muito feliz com o resultado e acredito que vamos juntos reviver memórias do que melhor se faz em Portugal”.
Munida de ingredientes portugueses, Marlene Vieira vai dando a conhecer a riqueza gastronómica de cada local, sendo que, nos dois últimos episódios, subordinados ao tema “Especial Portugal no Mundo”, ficaremos a conhecer as nossas influências na culinária de regiões como Moçambique, Brasil, Índia ou Japão.
SOBRE A CHEF MARLENE VIEIRA
Marlene Vieira tem um percurso ímpar no panorama nacional, tendo somado vitórias além-fronteiras. Apresenta-se como lutadora e destemida e é conhecida como a chef das mil e uma reinvenções, sem nunca esquecer a tradição.
Aos 12 anos, soube exatamente que era na cozinha que queria passar os seus dias e, aos 16 anos, inscreveu-se na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira.
Saiu e voltou a Portugal, passando por Nova Iorque e por inúmeros hotéis de cinco estrelas e restaurantes.
Em 2009, participa, pela primeira vez, no concurso Chefe Cozinheiro do Ano, dominado quase exclusivamente por chefs do sexo masculino.
Com 31 anos, decide que quer seguir o seu caminho a solo e abre o Avenue, na mais glamourosa artéria de Lisboa, a Avenida da Liberdade. Em 2018, lança o primeiro livro, “Os doces da Chef Marlene” e, em 2019, foi uma das convidadas do XX Fórum Gastronómico da Coruña e uma das figuras convidadas para integrar a série da RTP, “História da Gastronomia Portuguesa”.
Conquistou o seu lugar, no topo, num mundo onde só havia espaço para homens. Gosta de se pôr à prova e trabalha arduamente para atingir as metas ambiciosas que estabelece para o seu crescimento profissional.
CASA E COZINHA
O Casa e Cozinha, produzido pela DREAMIA, é o único canal de televisão por cabo em Portugal especialmente dedicado a decoração, gastronomia, moda, beleza e lifestyle. Com 40 formatos de programas diferentes e uma média de 110 horas de estreias em Portugal por ano, o canal, disponibilizado na NOS, na posição 137, na Vodafone, na posição 120 da grelha em VBox e 205 na TV Box HD, e na posição 122 no MEO e na posição 17 da Nowo, aposta em conteúdos de produção nacional, abordando os temas de forma prática, criativa, útil e familiar.