“Orgulho”, a longa metragem vencedora de um BAFTA que o Biggs estreia sábado, dia 13 de abril às 19h00, baseia-se num acontecimento real para contar uma história de esperança, baseada na solidariedade improvável entre dois grupos sem qualquer relação, que se uniram em prol das liberdades individuais.
Esta comédia M/12, do realizador Matthew Warchus decorre nos anos 80 em Inglaterra, enquanto Margaret Thatcher comanda o país com pulso firme e os membros da União Nacional de Mineiros entram em greve por melhores condições de trabalho.
Ao mesmo tempo, outra união surge nas ruas britânicas pedindo por direitos: a comunidade LGBTQIA+ que vai à luta por mais respeito e dignidade numa sociedade ainda externamente conservadora.
A população, ciente dos problemas económicos dos mineiros e das suas famílias, desenvolve várias ações de solidariedade. Mas, quem mais fundos consegue angariar, é um grupo de ativistas de gays e lésbicas decidos a entregar em mãos o dinheiro que conseguiram angariar
Para que a aliança entre os dois grupos resulte, os habitantes de Onllwyn, a pequena comunidade rural e mineira do País de Gales, terão de aprender a ultrapassar os preconceitos e os mal-entendidos.