No primeiro dia do novo ano, o Casa e Cozinha preparou um especial composto por maratonas de “Personaliza a Tua Casa“ e de “Ó da Casa”, dois dos programas de maior sucesso no canal que prometem ser uma excelente inspiração para os espectadores darem uma nova vida às suas casas.
Assim, na manhã dia 1 de janeiro, a partir das 7h30, os fãs do canal ficarão na companhia de Sofia Parapluie durante uma maratona de 13 episódios do programa “Personaliza a Tua Casa”, dando a conhecer diversas propostas decorativas.
Em cada episódio, e baseada no trabalho dos artesãos mais criativos, Sofia apresenta três propostas originais que passarão por áreas tão distintas como tecelagem, cerâmica ou restauração de móveis.
Ao longo desta maratona de episódios, ficaremos a saber como utilizar a versatilidade e beleza dos azulejos para criar projetos originais, tais como um cabide, uma mesa de centro ou uma pintura, ou como organizar os livros de uma forma bonita e prática, através de uma ideia muito original.
Além disso, aprenderemos a criar um armário para chá, bases para copos originais, personalizaremos vasos de flores, aprenderemos a renovar a iluminação da casa, usando sempre a criatividade, ou utilizando fibras naturais e técnicas como macramé ou origami.
Durante a tarde, a partir das 15h00, é a vez da maratona de “Ó da Casa”, o programa de produção original, protagonizado por Joana Laranjeira, uma verdadeira apaixonada por design de interiores. Com mais de 50 mil seguidores na sua página de Instagram, o rosto do “Ó da Casa” recebe centenas de mensagens com pedidos de sugestões, dúvidas e questões sobre como criar ou aproveitar peças de mobiliário e decoração.
Nesta maratona de episódios, Joana vai transformar uma mesa de cabeceira antiga numa peça moderna, fazer peças criativas para varandas, terraços ou jardins, criar um candeeiro original, aproveitando um abajur básico, renovar uma cabeceira de cama e a mesa de cabeceira, ou transformar tubos de canalização numa peça de decoração única. Parece magia, mas é tudo técnica.
Em cada episódio são executados dois projetos, uns criados de raiz, outros construídos com materiais ou peças usadas, numa lógica de reaproveitamento. Passo a passo, de forma simples e acessível, o “Ó da Casa” vai ao encontro dos espetadores e mostrar como se criam soluções capazes de tornar a casa ainda mais bonita, seguindo a filosofia Do It Yourself.