Em setembro, o Canal Hollywood assinala o aniversário do ator Tom Hardy com a estreia de “Dunkirk”, um dos filmes de guerra mais impactantes de sempre, em que Tom Hardy interpreta Farrier, um piloto da Força Aérea Real, com exibição a 15 de setembro, pelas 21h30.
Lançado em 2017, “Dunkirk” fez história ao bater recordes de bilheteira e revolucionando o estilo cinematográfico dos filmes de guerra, ao contar a história
verídica de um resgate dramático durante a II Guerra Mundial, numa colaboração britânica, americana, francesa e holandesa, distribuída pela Warner Bros.
Passados três anos do lançamento de “Interstellar”, Christopher Nolan regressa com um épico de guerra inspirado na Batalha de Dunquerque, em 1940, um episódio em que mais de 300 mil soldados aliados foram evacuados de Dunquerque, em França, quando estavam rodeados pelo exército alemão. Encurralados na praia, de costas para o mar, enfrentam o impossível, à medida que o inimigo se aproxima.
Com recurso a poucos diálogos, uma história não-linear e uma atenção redobrada aos pequenos detalhes, o filme retrata os momentos de espera dos soldados ingleses do outro lado do Canal da Mancha, a 80 km de casa, sob a mira dos ataques alemães, a partir de três perspectivas diferentes: da terra, do ar e do mar.
A missão do resgate não era fácil. Os navios de guerra britânicos responsáveis por retirar os soldados do território francês tinham dificuldade em chegar à praia de Dunquerque. Mesmo assim, graças à ajuda de civis, que participaram do resgate com centenas de barcos particulares, o “milagre de Dunquerque” aconteceu, levando 338.226 soldados de volta para casa, sete vezes mais que o esperado.
“Dunkirk” foi indicado a centenas de prémios e venceu o Óscar de Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mistura de Som. Além da questão sonora, o filme foi muito elogiado pela inovação no guião de Nolan, assim como pelo seu realismo, com cenas em que foram utilizadas embarcações e aviões reais da época, em vez de imagens de computador.
Recebeu 190 indicações e 50 vitórias a diversos prémios, incluindo oito indicações na 71.ª edição dos BAFTA, British Academy Film Awards, no qual venceu Melhor Som; nos 75th Golden Globes, Globos de Ouro, foi nomeado Melhor Filme Dramático, Melhor Direção e Melhor Banda Sonora Original, e venceu muitos outros prémios de “Melhor Filme”, “Melhor Realizador” e “Melhor Som” em várias cerimónias e festivais.
No elenco, encontramos nomes como Finn Whitehead, Jack Lowden (da série “Guerra & Paz”), passando pelo veterano Kenneth Branagh, Tom Hardy e Cillian Murphy, colaboradores frequentes de Nolan, Harry Styles, membro da banda pop One Direction que se estreia no cinema, ou o oscarizado Mark Rylance.