Diogo Morgado, o convidado especial do sexto episódio da nova temporada do podcast “Tal Pai, Tal Panda” apresentado por Francisco Garcia, disponível no dia 28 de dezembro no YouTube e Spotify, explica o seu desejo de ser o tipo de pai que ensina pelo exemplo.
Neste novo episódio, intitulado “Crescer agora”, Diogo Morgado reflecte sobre o facto de ser impossível controlar tudo sobre os filhos, acrescentando que prefere dar-lhes liberdade para aprenderem e descobrirem por si mesmos.
Ser pai é “ter a consciência que é o hoje que importa”, por isso, uma das suas partes favoritas é poder explorar o mundo de mãos dadas com os filhos e alinhar nas suas brincadeiras sabendo que o “hoje deve ser algo que faça as nossas crianças sorrir”.
“Um pai ou mãe não deverá ter uma regra estabelecida para, é-nos entregue a chave da orientação, mas essencialmente a da observação de uma criança. É tão fascinante ver um ser a desenvolver-se e a crescer que se se assume isso como um papel, não se está a desfrutar da parentalidade”.
Um dos maiores desafios para Diogo Morgado continua a ser como educar os filhos a viver com o mundo digital, algo comum a todos os pais desta nova geração. “É uma jornada única e específica onde achamos que temos tudo planeado até que surge algo que nos limita”, refere.
No final, a pedopsiquiatra Mara Costa de Sousa comenta os temas e questões levantados durante o episódio na rubrica “Explica aí”.
“Tal Pai, Tal Panda” é um podcast do Canal Panda exclusivamente dedicado aos pais e educadores, disponível quinzenalmente em áudio e vídeo no YouTube e Spotify, composto por 10 episódios que, com humor e boa disposição promete responder a perguntas sobre parentalidade e ajudar os mais novos a crescer da melhor forma.
Na segunda temporada deste projeto original produzido pela Azeitona Criativa, o apresentador Francisco Garcia conduz uma conversa descontraída com um convidado bem conhecido do público português e, em conjunto, desmistificam, sem tabus ou rodeios, todas as dúvidas e inseguranças que os pais, mães, avós, tios, primos – qualquer pessoa com um papel educativo – enfrentam.
Os novos programas contam com um novo cenário e novas rubricas que entre outras habilidades desafiam os convidados a cantar e a embalar.
César Mourão, Mafalda Sampaio, Carolina Deslandes, Carolina Patrocínio, Chakall, António Raminhos, Helena Coelho, Vasco Palmeirim, Liliana Filipa, Luis Borges, Cuca Roseta, Gilmário Vemba, Paulo Vintém e Maria Cerqueira Gomes são alguns dos convidados que já passaram pelo podcast “Tal Pai, Tal Panda”.