CANAL HOLLYWOOD EXIBE ESPECIAL “SEMANA DOS ÓSCARES”

CANAL HOLLYWOOD EXIBE ESPECIAL “SEMANA DOS ÓSCARES”

Na semana que antecede a aguardada cerimónia de entrega dos Óscares, o Canal Hollywood presta homenagem ao mais importante evento do mundo da sétima arte com a exibição de sete filmes oscarizados pela Academia, para ver ao longo de sete dias, com início a 6 de março, pelas 21h30, com “Joker”, seguindo-se “Encontro de Irmãos”, “A Favorita”, “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, “Titanic”, “The Revenant” e “Bohemian Rhapsody”.

O sucesso cinematográfico “Joker”, realizado por Todd Phillips e merecedor do Leão de Ouro na 76.ª edição do Festival de Veneza, é o “thriller” dramático sobre a solidão que abre este especial no dia 6 de março, pelas 21h30.

A dar vida a Joker, o emblemático vilão da DC Comics, está Joaquin Phoenix, vencedor do Óscar de Melhor Ator, pelo seu desempenho no papel do comediante Arthur Fleck. Amargurado e emocionalmente desequilibrado, é obrigado a comparecer a reuniões periódicas para avaliação psicológica. Um dia, após ter sido despedido, é barbaramente agredido. É assim que da sua mente atormentada, surge o psicopata impiedoso que será conhecido pelo nome de Joker.

No dia seguinte, 7 de março, pelas 21h30, o canal Hollywood exibe “Encontro de Irmãos”, a história de dois irmãos desconhecidos protagonizada por Tom Cruise e Dustin Hoffman num filme vencedor de quatro Óscares nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Argumento Original, tendo ainda recebido mais quatro nomeações: Melhor Fotografia, Montagem, Banda Sonora e Direção Artística.

Charlie Babbitt (Tom Cruise) descobre no funeral do pai que não só foi deserdado como também tem um irmão mais velho, Raymond (Dustin Hoffman), autista, internado numa instituição para deficientes mentais. A relação entre os dois vai intensificar-se quando se veem obrigados a realizar uma longa viagem de carro cheia de imprevistos, que acaba por transformar o insensível Charlie num homem absolutamente novo.

“A Favorita” é o filme que se segue, para ver a 8 de março, pelas 21h30. Depois de dez nomeações e de arrecadar o Óscar de Melhor Atriz para Olivia Colman, “A Favorita” foi votado o Melhor Filme Europeu de 2019.

No início do século XVIII, a relação próxima entre a rainha Anne e Sarah Churchill é ameaçada pela chegada da prima de Sarah, Abigail Hill, resultando numa rivalidade amarga entre as duas primas para se tornarem na favorita da Rainha. Trata-se de um filme de época que mereceu excelentes críticas e foi distinguido no Festival de Veneza.

A 9 de março, pelas 21h30, o canal Hollywood exibe “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, uma comédia negra do mexicano Alejandro González Iñárritu (“Amor Cão”, “21 Gramas”, “Babel”), premiada por diversos círculos de críticos de cinema norte-americanos, que conquistou quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Realizador.

“Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, tem a particularidade de

recorrer ao plano-sequência para dar a ilusão de um movimento contínuo da câmara para contar a história de um ator que se tornou popular ao interpretar um super-herói icónico e que agora planeia montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória.

O sucesso cinematográfico “Titanic” chega ao canal Hollywood a 10 de março, pelas 21h30, para recordar a história do naufrágio do Titanic que valeu a James Cameron os Óscares para Melhor Filme e Melhor Realizador. Ao todo, “Titanic” arrecadou 11 estatuetas douradas, igualando o record do filme “Ben Hur”, até então o mais premiado de sempre pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

É a primeira viagem do maior e mais seguro transatlântico do mundo e entre os passageiros encontram-se Rose De Witt Bukater (Kate Winslet), uma jovem aristocrata arruinada que viaja com o noivo e a sua mãe. Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um talentoso e pobre pintor, ganha o seu bilhete numa jogada de “poker” e embarca no último minuto.

O ambiente é de festa, mas Rose não ama o noivo e a mãe está a pressioná-la para casar. Desesperada, a jovem tenta suicidar-se, mas é impedida por Jack. Aos poucos, os dois vivem um grande amor, enquanto o Titanic navega rumo ao seu trágico destino.

“The Revenant: O Renascido” é o filme que se segue a 11 de março, pelas 21h30, para contar a história de uma expedição pelo interior do território americano em que o explorador Hugh Glass é atacado por um urso, começando uma luta desesperada por se manter vivo.

Este drama biográfico, realizado pelo oscarizado Alejandro González Iñárritu, foi nomeado para 12 Óscares, arrecadando três: Melhor Realizador, Ator (DiCaprio) e Fotografia (Emmanuel Lubezki).

O especial encerra com chave de ouro a 12 de março, pelas 21h30, com a exibição de “Bohemian Rhapsody”, uma celebração da música dos Queen e do seu extraordinário vocalista Freddie Mercury, que desafiou estereótipos, tornando-se um dos artistas mais amados do mundo.

O filme conta a história da ascensão da banda através das suas canções icónicas e arrecadou quatro Óscares: Melhor Ator para Rami Malek, Melhor Montagem, Melhor Montagem de Som e Melhor Mistura de Som.

upgrade