No feriado que assinala o Dia de Portugal, comemorado a 10 de junho, o Canal Hollywood vai levar um especial de cinema português até casa dos espectadores com exibição de “Pedro e Inês”, “O Pátio das Cantigas”, “A Gaiola Dourada” e “O Fim da Inocência”, para ver a partir das 17h30.
O especial arranca pelas 17h30 com “Pedro e Inês”, um filme baseado no romance “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato de Faria, inspirado na trágica história de amor entre o rei D. Pedro e Inês de Castro, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Montreal (Canadá) e apresentado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Brasil).
Esta é uma conhecida história de amor contada em três séculos distintos: no passado, no presente e no futuro. Pedro e Inês reencontram-se através dos tempos, mas, qualquer que seja a época em que vivam, o seu amor é impossível.
A comédia “Pátio das Cantigas” de Leonel Vieira chega ao canal pelas 19h35 para vermos Miguel Guilherme como Evaristo, Sara Matos no papel de Amália, César Mourão a interpretar Narciso, Dânia Neto como Rosa e Rui Unas no papel de Carlos, um elenco de luxo que resulta num filme hilariante, repleto de amores e desamores vividos durante as festas dos Santos Populares.
Partindo da atmosfera do argumento original de António Lopes Ribeiro, Vasco Santana e Francisco Ribeiro, o “Pátio das Cantigas” é uma história contemporânea, filmada na Vila Berta, em Lisboa, que mantém as principais personagens e o ambiente bairrista e popular do filme original, um dos mais emblemáticos do cinema nacional.
“A Gaiola Dourada”, uma comédia de costumes com realização de Ruben Alves e com a participação de Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Chantal Lauby e Roland Giraud, entre outros, chega ao canal pelas 21h30 para contar a história de Maria e José Ribeiro, um casal de portugueses emigrados em França há mais de três décadas.
Maria trabalha como porteira de um prédio num dos melhores bairros parisienses e José na construção civil. Quando recebem a notícia de uma herança em Portugal que lhes concretiza o velho sonho do regresso às raízes, tudo parece perfeito. Porém, ninguém está muito interessado em perder a sua amizade e, subtilmente, uns e outros começam a organizar-se a fim de os fazer mudar de ideias.
O especial encerra pelas 23h05 com a exibição de “O Fim da Inocência”, um filme baseado em factos reais, sobre um grupo de adolescentes da linha de Cascais que representa uma adaptação ao cinema do “best-seller” homónimo de Francisco Salgueiro com realização de Joaquim Leitão (“Adão e Eva”, “Tentação”, “Até Amanhã, Camaradas”, “Sei Lá”).
O filme é protagonizado por Inês (Oksana Tkach), uma adolescente com uma vida aparentemente perfeita, oriunda de uma família abastada que frequenta um dos melhores colégios do país. No entanto, depois das aulas, ela e os amigos participam em arriscados jogos sexuais, utilizam a internet de forma compulsiva e frequentam a vida nocturna de Lisboa, onde consomem todo o tipo de drogas, entrando numa espiral de destruição.