CASA E COZINHA ASSINALA DIA MUNDIAL DA PASTELARIA

CASA E COZINHA ASSINALA DIA MUNDIAL DA PASTELARIA

A pensar nos fãs incondicionais da doçaria, o canal Casa e Cozinha assinala o Dia Mundial da Pastelaria com um especial de seis episódios conduzidos pelos chefs Carlos Fernandes e Anna Olson, recheados de receitas imperdíveis de doces, bolachas e bolos surpreendentes, para ver a 17 de maio, entre as 18h00 e as 20h30.

O jovem pasteleiro Carlos Fernandes chega ao canal pelas 18h00, em “Pastelaria para Todos”, o programa que ajuda a realizar uma multiplicidade de sobremesas e ensina a dominar uma infinidade de técnicas para que todos possam desfrutar das iguarias de pastelaria em casa.

Nos três episódios, para ver às 18h00, 18h30 e 19h00, Carlos Fernandes prepara um apetitoso bolo de merengue com framboesas, iogurte, choux de canela e creme pasteleiro de limão; umas irresistíveis bolas de Berlim com creme de gema e queques de laranja e aveia e, no terceiro episódio, duas receitas infalíveis para uma festa de aniversário: bolo de aniversário 100% chocolate e bolachas de laranja decoradas com glaceado.

A chef Anna Olson chega ao canal pelas 19h30 para assistirmos a três episódios de “Os Doces de Anna Olson”. No primeiro episódio, vamos ficar a saber tudo sobre os dinamarqueses, bolos que se inserem na mesma categoria dos bolos folhados e da massa de croissants, a chamada “massa folhada”. Têm a sua própria técnica, para se obter um equilíbrio de uma massa rica com um toque de camadas e diferem de outras massas laminadas, uma vez que cozem suavemente, quase ao estilo de um bolo, mas menos doce.

Pelas 20h00, Anna Olson explica-nos porque é que um chef de pastelaria tem de dominar o fabrico de bolos esponja, uma vez que estes são a base para muitas sobremesas clássicas. Leves e delicados, os bolos esponja incorporam um grande equilíbrio entre técnica e criatividade e esta lição mostra como as opções são ilimitadas.

No último episódio, para ver às 20h30, saberemos que uma bolacha presente na maioria dos cafés, os famosos biscotti (que em italiano significam cozidos duas vezes) partilham uma técnica comum, mas que resultam numa variedade de resultados finais. Desde os clássicos biscotti estaladiços, até uma versão mais macia, vamos ficar a saber tudo o que é preciso saber sobre biscotti.

 

RECEITA BOLO DE MERENGUE COM FRAMBOESA E IOGURTE

Para o Merengue:
5 claras
240 g Açúcar
85 g água

Para o creme de Iogurte
400 g queijo creme
125 g iogurte grego
50 g açúcar em pó
Sumo de limão

Para decorar:
Framboesas
Menta

Preparação:
Para o Merengue:
1. Num tacho, junta a água e o açúcar e leva ao lume até atingir os 121ºC. Enquanto isso, começa a bater as claras em castelo na batedeira. Quando a calda chegar aos 121ºC, retira do lume e deixa repousar durante uns segundos e verte em fio nas claras com a batedeira em velocidade média/baixa.
2. Deixa o merengue a bater até arrefecer. Quando estiver pronto, coloca num saco pasteleiro e, numa bandeja de forno com papel vegetal, forma 3 discos de merengue. Levam-se ao forno pré-aquecido a 120ºC durante 10 minutos. Baixa a temperatura do forno para 100ºC e deixa os merengues durante mais 90 minutos, até que fiquem completamente secos.
Para o creme de iogurte
3. Bate o queijo, o iogurte e o açúcar em pó na batedeira até obter uma mousse. Junta umas gotas de sumo de limão e guarda-o no frio.
Para a montagem do bolo:
4. No prato onde se vai servir, coloca uma colher de chá de creme de iogurte para colar o primeiro disco de merengue e para que não escorregue. Colocam-se as framboesas nas margens do disco e, no centro, recheia-se com o creme de iogurte. Cobre com o segundo disco de merengue e torna a repetir o processo. Finaliza com o terceiro disco de merengue e decora-o com mais framboesas e açúcar em pó. Serve de imediato.

DIA MUNDIAL DA PASTELARIA

DIA 17 DE MAIO
ENTRE AS 18:00 E AS 21:00

PASTELARIA PARA TODOS
3 epis. 18h00/ 18h30/ 19h00

OS DOCES DE ANNA OLSON
3 epis. 19h30/ 20h00/ 20h30

upgrade